- Eletroneuromiografia
A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame neurofisiológico que avalia a integridade ou a presença de lesões que afetam os nervos e músculos. Este exame é capaz de registrar a condução de um impulso elétrico através um nervo e avaliar a atividade do músculo durante um determinado movimento. Podem ser avaliados os membros inferiores e/ou superiores, a face, e a musculatura paravertebral cervical, torácica e lombar. O exame é realizado em duas etapas.
- Condução nervosa: pequenos sensores (eletrodos de superfície) são estrategicamente posicionados sobre a pele para avaliar determinados trajetos nervosos e, em seguida, estímulos elétricos são feitos para produzir atividades nesses nervos que são captadas pelo aparelho. Esta etapa pode provocar um desconforto semelhante a pequenos choques, mas que são suportáveis;
- Eletromiografia: um eletrodo em forma de agulha é inserido na pele até alcançar determinado músculo, para avaliar diretamente sua atividade. Para isso, é pedido para que o paciente realize alguns movimentos enquanto o eletrodo detecta os sinais. Nesta etapa, há uma dor de picada durante a inserção da agulha, e pode haver um desconforto durante o exame, que é tolerável.
-
- Eletroneuromiografia de MMSS – ver preparo
- Eletroneuromiografia de MMII – ver preparo
- Eletroneuromiografia de 4 membros ou MMSS MMII – ver preparo
- Eletroneuromiografia de Face – ver preparo
- Eletroneuromiografia de segmento especial: sempre que houver necessidade de analisar um segmento extra: como coluna torácica, músculos abdominais, língua.
- Eletroneuromiografia Quantitativa ( DQEMG)
- Eletromiografia de Fibra Única (SFEMG)
- Estudo Neurofisiológico de Tremor
- MacroEMG e MUNE (Estimativa do Número de Unidades Motoras)
6. Eletroneuromiografia Domiciliar : pacientes internados, pacientes com mobilidade reduzida. Sigilo e Privacidade. Para consultar disponibilidade e valores, favor entrar em contato direto com a secretária